“E quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: achei a Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”.
Sabemos de todas as citações que se faz sobre o rei Davi, principalmente sobre o seu conhecido caso de adultério com Betsabá, e que sobre isso se questiona como pode ser ele um homem conforme o coração de Deus?
O problema é que nos detemos muito mais nos erros que nos acertos de alguém. Se você ouvir dez elogios sobre alguém e uma única crítica negativa, passado algum tempo se lembrará pouco dos dez elogios, mas terá viva na sua mente o defeito citado contra ele. Temos sempre essa tendência negativa em nosso costumes e isso não é diferente em relação a personagens bíblicos como Davi.
Porém Davi, sempre soube o caminho do arrependimento diante de Deus e pagou caro por todos os seus erros como podemos ver nas escrituras. Teve que aceitar a afronta de seu filho Absalão que pretendia tomar o seu trono, viu sua filha Dina ser pejada por seu irmão Amnon, e após, este, ser morto por seu irmão Absalão. Ainda viu Salomão mandar matar ao irmão Adonias por vê-lo como um perigoso rival ao trono. Enfim, viu muito sangue correr ao seu redor e em sua família além de ter que guerrear muitas guerras.
Porém, fez algumas declarações espirituais em tempos da lei que poucos puderam entender e até hoje poucos compreendem, como pedir a Deus que não retirasse dele o seu Espírito Santo, no Sl 51: 11, isto antes que a graça existisse. Porém a passagem entre outras que mais me impressiona e a que está no Salmo 17: 15, pelo seu caráter escatológico, que diz: “Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; satisfazer-me-ei da tua semelhança quando acordar”.
Vamos tentar entender a sua visão, declarou que contemplaria a face do Senhor na justiça, ou seja, no dia em que estaria diante do Senhor em sua justiça, após, disse que se contentaria em ser semelhante a Jesus, veja 1Jo 3: 2 e 1Co 15: 49, revelando não só crer na ressurreição dos mortos, ainda em tempos do velho testamento, como também cria ou tinha consciência da transformação dos vivos e glorificação dos mortos em Cristo, conforme revelou o apóstolo Paulo em 1Co 15: 51 a 54.
E quando tudo isso aconteceria segundo Davi? Seria no dia em que ele acordasse. Ora, se ele cria que um dia iria dormir o sono da morte, também cria que um dia como está anunciado por Jesus em Jo 5: 28 e 29 e 6: 39, ouviria a voz de Jesus e seria acordado para a ressurreição da vida e a glória e declara que se contentaria muito com tudo isso.
Por ter essa visão espiritual em tempos que não se tinha a presença do Espírito Santo a ensinar e a nos fazer lembrar essas coisas, por já ter essa visão em sua mente que mostrava viver ele em plena sintonia com Deus, e por ter ele recebido essa declaração do Altíssimo, já ficaria claro ter ele também um coração conforme o coração de Deus, para fazer a sua vontade, sem dúvida.
cláudio pinto pr
Pense: “Quantos hoje em tempos de graça, não tem a mesma visão que teve Davi ainda nos tempos da lei”. Nábulus, pensador cristão
Deixe um comentário