Existem muitas verdades, mais só uma é absoluta, estando uma correta, as demais “verdades” serão todas falsas. Cada um tem a sua verdade, e para cada um a sua verdade é a correta, isso ocorre porque ela lhe é conveniente, lhe permite ficar em sua zona de conforto, por isso existem tantas seitas, cada uma crendo ter a verdade como propriedade e regra.
A verdade é imutável, porém ela tem o poder de mudar quem a descobre, após descobrir a verdade você jamais será o mesmo, terá que se adequar a ela.
Só pode saber qual a verdade absoluta aquele que pode ver o todo, o que está do lado de fora observando os acontecimentos de forma ampla, o que está dentro dos acontecimentos tem sempre a sua versão da verdade que é relativa e limitada a sua área de visão dentro do contexto. Jesus estava com o Pai no céu, portanto, tinha a visão ampla e absoluta dos acontecimentos na terra, sendo onipotente, onipresente e onisciente, em sua divindade e glória, dominava a verdade a tendo em seu entendimento.
Vindo a terra manifestado na carne e abrindo mão dos seus atributos divinos, Ele anunciou a verdade absoluta aos homens. Porém os homens tinham as suas próprias verdades que lhes convinham, não estavam interessados em algo novo que lhes tirasse da posição de sossego para uma nova situação de desconforto, isso ocorreu entre todas as classes sociais que ouviram a Jesus, pobres, ricos, doutores, escribas, saduceus e fariseus, a quem a verdade absoluta era motivo de perturbação por cobrar uma atitude dos ouvintes.
Quando a verdade é anunciada a quem não a procura nem a quer ouvir a tendência é que ela seja não só rejeitada, mas que desperte o espírito de conspiração contra ela, e que os desgostosos e discordantes se unam, fazendo da discórdia motivo de concórdia, com o fim de a poderem eliminar.
Jesus tornou-se um fator de concórdia entre os discordantes por lhes anunciar a verdade absoluta que afrontava a suas verdades temporárias. Tanto o rei como o sumo sacerdote e todas as autoridades se uniram em torno de suas verdades convenientes contra Ele e insuflaram o povo a destruir a verdade absoluta representada na terra por Jesus.
Ao tentar matar a verdade a fixando na cruz, o mundo viu um dia duas coisas: Que a verdade é mesmo absoluta e indestrutível, e que ao se unir para tentar matar a verdade na cruz, o mundo apenas a eternizou.
Cláudio Pinto Pr
Deixe um comentário